Embaixada de Portugal na República Checa

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Presidente da República envia condolências à família de Jorge Listopad

mw 860

Presidente da República envia condolências à família de Jorge Listopad

“Apresentando as minhas sentidas condolências à família, lembro com saudade Jorge Listopad, com quem tive a oportunidade de trabalhar em diversas atividades culturais e com o qual cultivei uma verdadeira amizade.

Escritor, encenador e professor checo, sobreviveu à perseguição que, durante a Segunda Guerra, vitimou a sua família, tendo sido distinguido mais tarde por atos de resistência. Viveu em Paris, e na década de 1950 instalou-se em Portugal.

Esteve diretamente ligado à intensa experiência do teatro televisivo, na RTP, foi professor de várias áreas, incluindo de teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema, que ajudou a fundar, criou o Grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa, e foi diretor da Sala Experimental do Teatro Nacional D. Maria II. Encenou dezenas de peças de teatro e de óperas, trabalhos pelos quais recebeu dois Prémios de Imprensa e quatro Prémios da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.

Poeta, ensaísta, ficcionista, cronista, ficou conhecido por algumas colunas de imprensa, nomeadamente pelo “Coelhinho” do Jornal de Letras, onde a sua voz se adequou à sua personalidade: irónica mas generosa, cosmopolita mas curiosa, criticamente fascinada com o modo de ser português, e com uma capacidade de observação que devia muito ao humor centro-europeu que tanto cultivou, e que o faziam além do mais um conviva do qual era fácil gostar.”

Fonte: http://www.presidencia.pt/?idc=18&idi=136256

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail