“A Embaixada de Portugal informa todos os cidadãos portugueses que se encontrem na República Checa que, tendo em conta a situação atual de risco da pandemia Covid-19 e medidas decretadas pelo Governo da República Checa, e em conformidade com orientações recebidas das Autoridades portuguesas, está suspenso temporariamente o atendimento consular, nomeadamente os atos de contacto direto com o público e manuseamento de documentos, como o são nomeadamente a emissão e renovação de CC e passaporte, reconhecimento de assinaturas, procurações, registo civil e notariado.

No entanto, para situações de urgência como levantamento inadiável de documentos já emitidos (como passaportes e cartões do cidadão) estarão sempre disponíveis os seguintes contactos eletrónicos praga.embassy@mne.pt e jose.rico@mne.pt .

Atos previamente agendados serão adiados para data a definir. Novos agendamentos serão possíveis apenas em casos de máxima urgência devidamente fundamentada.

Adicionalmente e com o objetivo de dar apoio aos portugueses em situação de urgência, incluindo aqueles que se encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e necessitem de ajuda para regresso a Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) criou a linha de emergência COVID-19, serviço assente no endereço de e-mail (covid19@mne.pt) e na linha telefónica (+351 217 929 755). Esta linha de emergência estará disponível nos dias úteis, entre as 9h e as 17h, e, fora deste horário, será complementada pela atividade do Gabinete de Emergência Consular (GEC), em funcionamento 24 horas por dia (por favor, clicar em hiperligação).

Muito se agradece a compreensão de todos para estas medidas excecionais e transitórias.”

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